Defesa da educação: ato ocupa ruas do Recife contra bloqueio de verbas

Atualizado: 4 de Ago de 2019

Estudantes, professores e apoiadores saíram nas ruas do Centro do Recife, contra o bloqueio de verbas nas instituições federais.




Em resposta às ofensivas do governo de Jair Bolsonaro (PSL) à educação pública superior brasileira (jogar hiperlink), manifestantes tomaram as ruas de cidades de 26 estados brasileiros, no último dia 15 de maio. A movimentação ocorreu depois do anúncio do Ministério da Educação, no dia 30 de abril, sobre o bloqueio de 30% de verbas não-obrigatórias de universidades e institutos federais brasileiros. No Recife, o Coletivo Retruco acompanhou o ato que ocupou ruas e avenidas dos bairros da Boa Vista, Santo Amaro e Santo Antônio, no Centro.


A movimentação começou às 14h, numa concentração em frente ao Ginásio Pernambuco, na Rua da Aurora. Estiveram presentes estudantes, professores, defensores e movimentos sociais, que acompanharam o protesto até o Pátio do Carmo, no bairro de São José. Apesar do contingenciamento atingir as Universidades Federal (UFPE) e Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do São Francisco (Univasf) e Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), integrantes de outras instituições públicas e privadas marcaram presença e demonstraram apoio às manifestações.



Num tom simbolista contra o presidente de extrema-direita, o protesto encerrou com uma projeção em homenagem a Paulo Freire, pernambucano e patrono da educação brasileira, que vem sendo atacado desde o início da nova composição do Ministério da Educação e Cultura (MEC). A cobertura completa pode ser vista na videoreportagem acima e nas fotos produzidas pelos nossos repórteres.

A Retruco é uma agência de jornalismo independente de Pernambuco idealizada por jovens jornalistas, cineastas e designers que buscam novas maneiras de contar histórias através da combinação de formatos audiovisuais e textuais com um olhar crítico, sensível e criativo.

  • facebook
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Twitter Ícone